TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

A curiosidade é algo que mexe muito com a vida das pessoas. Diariamente, ao folhear um jornal ou revista, muitos não conseguem deixar de ler a pagina de horóscopo e ver o que os astros recomendam sobre o seu dia e sua vida.
Além disso, nota-se nas bancas de revistas que as publicações no campo do esoterismo, da astrologia, numerologia e simpatias tem aumentado consideravelmente. Isso é sinal de que ainda existem muitos leitores para esse tipo de publicação.
Hoje, percebemos que a febre da TVP – Terapia de Vidas Passadas e Regressão de memória diminuiu, embora a mídia ainda dedique um grande espaço para esse tipo de assunto. Ainda são muitos os que procuram “especialistas” nesse campo, a fim de verificarem o que foram em vidas anteriores. Alguns, procuram como forma de buscar entender seus traumas, como tratamento alternativo e terapêutico. Outros, simplesmente por mera curiosidade de buscar descobrir o que foram em vidas anteriores.
Se pesquisarmos na Internet, encontraremos um vasto material a respeito desse assunto e muitos profissionais que se dizem preparados para efetuar uma regressão de memória em seus pacientes, oferecem preços alternativos, dependendo do gosto do cliente.
O engraçado é que, com todos que já conversei que dizem ter feito a regressão ou TVP por mera curiosidade, descobriram que foram em vidas anteriores: príncipes, fidalgos, fazendeiros, donos de muitas propriedades e todos possuíram considerável riqueza, sem exceção, vivendo, a maioria deles, na Europa.
Não encontrei, até o momento, ninguém que me dissesse ter sido, em vidas anteriores, um camponês, um escravo no Brasil, uma prostituta, um ladrão, um assassino...
Especialistas no assunto dizem que “A Terapia de Vidas Passadas (TVP) é uma técnica psicoterapêutica transpessoal, que consiste em trazer à consciência, para ser trabalhada terapeuticamente, as recordações de experiências traumáticas de existências anteriores, as quais estejam perturbando nossa vida atual.
A causa de toda dor psíquica, de todo comportamento e de toda atitude equivocada radica-se na alma. Assim, a Terapia de Vidas Passadas é o encontro consciente com a alma. Ao nos encontrar com a alma, não só se resolvem as dores que nos perturbam em nossa vida cotidiana, mas também se produz um crescimento interior e uma abertura de consciência que nos leva a compreender o sentido, o porquê e a importância desta vida”.
O que o Espiritismo diz a respeito da TVP ou Regressão de memória?
Consultando as obras básicas, encontramos no Livro dos Espíritos, Capítulo VII, perguntas 392 à 399, o título: O esquecimento do passado, onde os Espíritos nos alertam para os inconvenientes que a lembrança do passado teria para os indivíduos.
Quando voltamos ao corpo físico, necessitamos do esquecimento de nossas vidas pregressas pois retornamos para corrigir erros do pretérito, reparar as diferenças que tivemos com outros espíritos, que ao nosso lado conviveram.
Como, uma criança conseguiria estruturar uma nova personalidade lembrando simultaneamente de todas as suas vidas passadas? O que você faria se soubesse que seu pai, ou seu irmão, foram seus inimigos em vidas anteriores e com eles tiveram grandes conflitos?
Quando reencarnamos, assumimos junto à espiritualidade compromissos que temos que cumprir para saldar nossos débitos e entre eles está o de corrigir nossos vícios e tendências, os quais não nasceram conosco nesta nova jornada terrena, mas que trazemos de outras experiências terrenas.
Para descobrirmos o que fomos no passado não há necessidade de se efetuar nenhuma TVP ou regressão. Basta olharmos para dentro de nós mesmos, assumir que possuímos algumas tendências e vícios que se conservam enraizados em nosso ser. Entender cada um deles e ver como interferem em nosso dia a dia. Com certeza, teremos uma noção de como foram nossas atitudes em vidas pregressas.
Nos casos problemáticos, que prejudicam as pessoas e seu modo de vida atual, onde psicologicamente estão sendo atingidas por traumas de outras existências, os quais estão muito marcados em sua vida atual, prejudicando o seu dia a dia, não vejo nenhum problema, como última opção, realizar a TVP ou regressão de memória. Mas ela deve ser feita com profissionais qualificados, preparados para trabalhar com o problema de maneira terapêutica a fim de descobrir a causa e corrigi-la nesta vida atual.
De preferência, o ideal é que seja feita por alguém que conheça a doutrina espírita e saiba compreender as razões do porquê estamos aqui. Que tenha a convicção de que a vida não se resume a apenas uma existência e que, as experiências pelas quais passamos, sejam boas ou ruins, são muitas vezes resgates de ações do pretérito ou opções de nosso livre-arbítrio.
O que não podemos é deixar nos envolver pela curiosidade, tentando regressar ao que fomos em vidas anteriores, pois poderemos nos sentir frustrados quando descobrirmos que , ao invés de riquezas e beleza, fomos portadores de grandes deficiências e pesadíssimas provas que não conseguimos superar.
Vamos olhar para frente, valorizando e respeitando as pessoas que convivem ao nosso lado, mesmo sabendo que existem certas diferenças com algumas delas. Devemos entender que nós também possuímos qualidades e defeitos e o mínimo que podemos fazer é vigiar nossas atitudes em relação ao próximo, não fazendo com ele o que não gostaríamos que nos fizessem.
Temos que nos descobrir, buscar dentro de nós mesmos a nossa reforma íntima e pessoal. Não importa o que fizemos de errado no passado, o que interessa é o que poderemos fazer a partir de agora, tendo a certeza de que no futuro, quando estivermos voltando à pátria espiritual, possamos carregar dentro de nós mesmos a certeza de que fizemos o melhor.


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial