
O LIVRO DOS ESPÍRITOS - 150 ANOS DE ESCLARECIMENTOS DO ESPIRITISMO
Lançado por Allan Kardec em 1857, O Livro dos Espíritos é o principal livro da Doutrina Espírita e é a obra que sustenta todas as outras obras doutrinárias. Dividida em quatro partes: "As causas primárias"; "Mundo espírita ou dos Espíritos"; "As leis morais"; e "Esperanças e consolações", é composto de 1018 perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens e nos esclarece, através da falange do Espírito da Verdade, questões como: O que é Deus? De onde viemos? Para aonde vamos? O que estamos fazendo na Terra?.
Podemos dizer que o Livro dos Espíritos é a nossa bússola, o nosso referencial para os ensinamentos de Jesus, para conhecer a doutrina Espírita e praticá-la, dentro de seus mais profundos ensinamentos e que este ano, completa 150 anos de esclarecimentos e sabedoria.
Quando Divaldo Pereira franco, o maior orador espírita da atualidade, começou o exercício da mediunidade, há mais de cinqüenta anos, os Espíritos disseram-lhe que ele era médium, mas não era espírita. E Divaldo perguntou aos Benfeitores como então poderia se tornar espírita, ao que Eles responderam, - “A única forma de ser espírita é começar pelo começo: estudar O Livro dos Espíritos”.
Esta é uma obra que não deve apenas ser lida, mas compreendida, estudada e analisada em seus mais profundos aspectos e indispensável àqueles que querem prestar a sua colaboração nas Casas Espíritas e fazer na prática o que a doutrina prega.
Não é apenas mais um livro espírita para se ler na cabeceira da cama, antes de dormirmos. O Livro dos Espíritos é um material de estudo, que requer um raciocínio intenso e muita perseverança, a fim de compreendermos as sutilezas que nos são apresentadas para educarmos a mente e o coração.
É uma luz, um tesouro literário que não pode ficar oculto ao verdadeiro espírita e serve de referencial para o aprimoramento de nossos conhecimentos doutrinários e para os trabalhos desenvolvidos para a prática de nossa moral cristã e a vivência diária do espiritismo.
A Espiritualidade Superior se desdobra em esforços contínuos para que a luz do conhecimento e da esperança atinjam o maior número possível de pessoas e eles esperam de nós, espíritas, que façamos a nossa parte, estudando e divulgando a doutrina, com toda sua pureza.
Ser Espírita não é apenas freqüentar o Centro, tomar passe, ler os livros da doutrina e fazer a caridade. É buscar o conhecimento e o estudo nas Obras básicas da Codificação, as quais temos que ter como ponto de partida no Livro dos Espíritos. É o marco inicial que não pode ser desprezado por todos aqueles que desejam conhecer o Espiritismo e, muito menos, por aqueles que desejam divulgá-lo.


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial